top of page

História

     O curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia foi implantado no ano de 1997. Por configurar em seu Projeto de Criação a proximidade do perfil definido no Parecer nº 252 de 1969, o curso nasceu “antigo”, exigindo adequações às novas exigências legais quanto à formação de professores. Paralelamente a essas adequações, a partir de 2004, o Colegiado de Curso implementou discussões para a reforma curricular. Para tanto, foram constituídas comissões que incorporaram representantes discentes de cada semestre e professores do Colegiado. Em 2015, por força da Resolução nº 02/2015 e Resolução CEE Nº 70/2019, nova reforma curricular se fez necessária e resultou na atual estrutura curricular, apresentada neste documento.

    O presente Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia foi elaborado conforme os atos legais do Conselho Nacional de Educação, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, além da legislação estadual, que trata das orientações e normas a serem adotadas pela instituição em relação à infraestrutura necessária para funcionamento do curso.

      A Comissão de elaboração do referido documento se empenhou em atender, de forma detalhada, a todas as exigências, tanto da instituição quanto do Conselho Estadual de Educação (CEE), no que se refere ao Projeto Político Pedagógico dos cursos de Graduação. Nesses termos, segue o Projeto de reforma curricular do Curso de Pedagogia.

WhatsApp Image 2023-03-03 at 20.41.26.jpeg

Comissão Organizadora

bottom of page